Quem sou eu

Minha foto
Sinop, MT, Brazil
SOU PROFESSOR VALDEIR PEREIRA, DA EJA DA E.M.E.B BASILIANO DO CARMO DE JESUS, E FAZER A DIFERENÇA SIGNIFICA SERMOS NÓS MESMOS E PRODUZIRMOS NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ANDERSON MENESES DA SILVA - 8ª B

RESULTADO DA PESQUISA SOBRE A INDUSTRIA  MADEREIRA

INDUSTRIA MADEREIRA


  A Indústria Madeireira é o sector da actividade industrial baseado no , desde o plantio até a transformação em objectos de uso prático, passando pela extracção, o corte, o armazenamento, o tratamento bioquímico e a modelagem. O produto final desta actividade pode ser a fabricação de móveis, material de construção ou a obtenção de de celulose para a fabricação do papel, entre outros derivados da madeira. A indústria madeireira é um sector muito forte em países como o Brasil, a Malásia e a Indonésia, além de vários países do Leste Europeu.
A indústria madeireira é diferente da marcenaria e da carpintaria tanto por ser feita em escala industrial (enquanto aquelas são em modelo artesanal de produção) quanto por incluírem não só o corte, a modelagem e a finalização, mas todo o processo anterior, como o corte de árvores, o replantio de áreas desmatadas e o reflorestamento.
No Brasil, existe certificação para a madeira que é plantada, cortada e processada legalmente. A legislação ambiental prevê condições de uso e os tipos de árvores que podem ser industrializados. A extracção, o comércio e o processamento de madeira oriunda de matas nativas são considerados CRIMES AMBIENTAL.



Madeira de lei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Madeira de Lei significa, no Brasil, as madeiras que, por sua qualidade e resistência, são empregadas em construção civil, confecção de móveis de luxo, instrumentos musicais e artigos de decoração. É ligeiramente amarelada, superfície lisa e lustrosa.

 Principais madeiras de lei


Geração de energia na indústria madeireira aproveita resíduos da matéria-prima


O investimento em tecnologia vem se tornando um dos diferenciais da indústria da madeira. Além da aquisição de equipamentos que melhoram os índices de produção, outra preocupação do setor tem sido no total aproveitamento da matéria-prima. Muitas empresas apostam na co-geração de energia para reduzir custos e contribuir para a redução do consumo de outras fontes. O assunto será um dos temas do IV Congresso Internacional de Produtos de Madeira Sólida de Florestas Plantadas, que acontece de 19 a 21 de novembro em Curitiba (PR), e será promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci).
   Guilherme Rino, palestrante do evento em Curitiba, praticamente todas as O investimento em tecnologia vem se tornando um dos diferenciais da indústria da madeira.. “Geralmente esse vapor já é gerado a partir da queima de resíduos de biomassa disponível na planta industrial, como cavaco de madeira, serragem, restos florestais, etc.
  a indústria emprega um processo integrado, limpo e sem desperdícios. “Utilizamos todas as partes da madeira para nossa produção: a casca é biomassa e é utilizada para a produção de calor e vapor para os processos de produção e também como fonte de mais de 50% de toda a energia consumida pela empresa em Araucária (PR); as toras mais grossas são utilizadas na serraria para a produção de madeira serrada, os resíduos da serraria (cavaco) e linha de beneficiamento da madeira (maravalha) são utilizados no processo de produção dos painéis assim como a parte mais fina da árvore, os toretes, com diâmetro abaixo de 20 cm”, afirma.
Entre as vantagens do uso da madeira para a geração de energia em relação aos combustíveis à base de petróleo estão o baixo custo de aquisição, menor risco ambiental, ser um recurso renovável, as emissões não contribuem para o efeito estufa e as cinzas são menos agressivas ao meio ambiente do que as provenientes de combustíveis fósseis.
Para o especialista, a tendência é de que o interesse pela co-geração de energia aumente entre as indústrias. No caso do setor florestal, a grande maioria das empresas de papel e celulose tem geração própria de energia, mas não são auto-suficientes, ou seja, ainda compram parte de sua demanda. Segundo o engenheiro, o custo para implantação de um sistema de geração de energia pode variar muito dependendo das instalações existentes. “Porém, partindo-se de um projeto do zero, esse valor é estimado em R$ 2.000/kW gerado para turbina de processo e R$ 4.500/kW para turbinas de condensação (centrais térmicas). Esses números podem variar dependendo da quantidade a ser gerada”, afirma. Ele lembra que alguns equipamentos necessários para a co-geração de energia já existem nas indústrias, como é o caso das caldeiras. “Além disso, tendo em vista o aumento do preço da energia, o custo benefício compensa”, completa.
Estudo
Um estudo do investimento em tecnologia vem se tornando um dos diferenciais da indústria da madeira. - da floresta às madeireiras – e, outro, levantar as possibilidades tecnológicas de transformar esse material em biomassa para produção de energia. O levantamento da localização e volume de biomassa florestal disponível cobrirá os estados do Pará, Rondônia e Mato Grosso, na Amazônia, e Minas Gerais e São Paulo, na região Sudeste. A pesquisa de alternativas tecnológicas será focada nas diferentes formas de produção e potencial energético da biomassa de resíduos florestais condensados.
Serviço:                                             
http://www.cgimoveis.com.br/tecnologia/geracao-de-ener



  A Indústria Madeireira é o sector da actividade industrial baseado no , desde o plantio até a transformação em objectos de uso prático, passando pela extracção, o corte, o armazenamento, o tratamento bioquímico e a modelagem.

FONTE:   http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=5050723950751895899

Nenhum comentário:

Postar um comentário