Quem sou eu

Minha foto
Sinop, MT, Brazil
SOU PROFESSOR VALDEIR PEREIRA, DA EJA DA E.M.E.B BASILIANO DO CARMO DE JESUS, E FAZER A DIFERENÇA SIGNIFICA SERMOS NÓS MESMOS E PRODUZIRMOS NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CLAUDILENE MENESES DA SILVA -8 B

RESULTADO DA PESQUISA SOBRE A PRODUÇÂO DE CARVÂO



Carvão vEJETAL



Carvoaria - queima da lenha para produção do carvão, Arandu.
Carvão vegetal é uma substância de cor negra obtida pela carbonização da madeira ou lenha. É muito utilizado como combustível para aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões a lenha.
Considerado um fitoterápico, o carvão vegetal para uso medicinal (carvão ativado) provém de certas madeiras moles e não resinosas (extraído de partes lenhosas, cascas e serragens), obtidos por combustão incompleta, o que lhe confere a capacidade adsorvente.
Desde a antiguidade já se conhece o uso do carvão vegetal. No antigo Egito era utilizado na purificação de óleos e para aplicações medicinais. Na segunda guerra mundial foi utilizado para remoção de gases tóxicos devido a sua capacidade adsorvente sendo um material extremamente poroso. E entre os índios brasileiros também há registro de uso, misturado às gorduras animais no tratamento de tumores e úlceras malignas.
Estudos químicos utilizando carvão ativado detectaram uma redução significativa na produção de gases intestinais nos pacientes tratados, eliminando os desconfortos abdominais. É ainda um notável condutor de oxigênio, sendo um extraordinário eliminador de toxinas.
Devido a sua rapidez de ação, o carvão vegetal é considerado ainda um agente útil no tratamento de envenenamentos. O carvão ativado liga-se ao tóxico residual no lúmen do trato gastrointestinal e reduz rapidamente a absorção deste.
O carvão vegetal tem a propriedade de adsorver substâncias que, em contato com bactérias intestinais, contribuem para a produção de flatulência. Diante dos resultados de estudos, o uso do carvão vegetal é indicado em casos de dores no estômago, mau hálito, aftas, gases intestinais, diarreias infecciosas, disenteria hepáticas e intoxicações.


orhttp://pt.wikipedia.g/wiki/Carv%C3%A3o_vegetal

Biomassa.

Energia renovável
Turbina de Vento
Biocombustível
Biomassa
Energia azul
Energia geotérmica
Energia hidráulica
Hidreletricidade
Energia solar
Energia maremotriz
Energia das ondas
Energia das correntes marítimas
EnergIA

 o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes[1].
Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.
A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biomassa


Primeiramente sabemos que a obtenção do Carvão Vegetal exerce grande influência sobre as florestas, e um dos impactos começa pelo fato que a quase 50% do carvão obtido é extraído de mata nativa, pelo desmatamento ilegal.

Podemos citar ainda a perda da biodiversidade como ocorre no Pantanal, onde temos inúmeras perdas de mata para a produção de carvão vegetal que a maioria das vezes é ilegal, tendo em vista que essa obtenção é da sua grande maioria ilegal, logo temos agora um exemplo claro de impacto social, porque com essa obtenção fora da legislação ambiental, as pessoas que trabalham nas carvoeiras não tem emprego de carteira assinada e muitas vezes são submetidos ao trabalho escravo, tendo que executar horas e horas de exaustivo trabalho nas carvoeiras para ganhar nem sequer 100 reais direito por mês, sendo que esse dinheiro é repartido ainda por todos os integrantes da família que trabalham, inclusive crianças.

A produção de carvão vegetal, está associada ao uso intensivo de agrotóxicos, concentração fundiária que é um dos problemas que revoltam os integrantes do MST.

 pelo fato de que o carvão vegetal libera na atmosfera o metano e o dióxido de carbono, que já estamos cansados de saber que esses gases interferem nas mudanças climáticas uma vez que aumentando a concentração desses gases na atmosfera, e com a presença de óxido de enxofre e óxido de nitrogênio em relação com a umidade do ar provoca o fenômeno que chamamos de chuva ácida, sendo totalmente prejudicial a saúde humana uma vez que prejudica o solo, as lavouras e pode causar vários tipos de câncer.

Com as guseiras, e a necessidade de carvão para a fabricação do ferro-gusa, com o intuito de fabricação do aço, provoca intenso desequilíbrio no ecossistema alterando biociclos e contaminando o ambiente ao redor.

Tendo em vista esses problemas uma das soluções seria que as empresas respeitassem a legislação ambiental e somente usassem madeira plantada e de uma área delimitada, para evitar que milhares de hectares de eucaliptos fossem derrubados.


Espero ter sido claro, senão você pode entrar em contato comigo que eu lhe forneço um artigo científico que publiquei sobre os "Impactos da fabricação do aço e Carvão".



Carvão vegetal é uma substância de cor negra obtida pela carbonização da madeira ou lenha. É muito utilizado como combustível para aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões a lenha.

Biomassa.




                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário